O que é a Periodontia e como é o tratamento periodontal
O que é a Periodontia?
É a especialidade da Odontologia que diagnostica e trata doenças das estruturas que suportam os dentes na boca, isto é, a gengiva, o osso e o ligamento periodontal.
Quais as doenças periodontais mais comuns?
As doenças mais comuns são a gengivite e a periodontite.
A gengivite é a doença provocada por bactérias que se acumulam na interface dente/gengiva. O acúmulo dessas bactérias por alguns dias já é suficiente para provocar a inflamação gengival. O sinal mais evidente de que a gengiva está inflamada é o sangramento gengival.
Lembre-se, gengiva saudável nunca sangra e qualquer sinal de sangramento é indicativo de doença presente. Quase toda a população brasileira tem ou teve gengivite na sua vida. É importante tratar a gengivite porque o tratamento é simples e eficiente e o paciente não fica com nenhuma sequela da doença.
Já a periodontite é a doença provocada por bactérias que, além de provocar inflamação da gengiva, leva também à perda do osso que segura o dente. Quanto antes for tratada, melhor. Porque a periodontite, ao contrario da gengivite, mesmo tratada, deixa sequelas, como a recessão gengival, defeitos ósseos, perda óssea na furca (que é a região entre as raízes dos dentes). O tratamento da periodontite é mais complexo e eventualmente pode ser cirúrgico.
Podemos prevenir a gengivite e a periodontite?
Sim. E não é difícil. Basta introduzir bons hábitos de higiene bucal, incluindo escovação detalhada, com escova macia, uso diário do fio ou fita dental, uso de escovas especiais, de acordo com a indicação do dentista. É importante lembrar que as soluções de bochecho não substituem nem a escovação nem o fio dental. Também é importante fazer uma ou duas consultas anuais e limpeza profissional.
As doenças periodontais são contagiosas?
Tecnicamente, as doenças periodontais são inflamações nos tecidos causadas por bactérias. Alguns tipos de bactérias não são usualmente encontrados em indivíduos saudáveis. A literatura cientifica mostra a transmissão dessas bactérias entre mãe e filhos e entre marido e mulher. Mas, ter a bactéria não necessariamente leva à instalação da doença. Outros fatores como a higiene bucal, as condições sistêmicas e o fumo têm impacto na instalação da doença.
Como é o tratamento periodontal?
O tratamento consiste em 2 fases: na primeira fase do tratamento, o foco é controlar a inflamação gengival, removendo com a raspagem a placa bacteriana e o cálculo. A colaboração do paciente, melhorando seus hábitos de higiene bucal são fundamentais para o sucesso do tratamento periodontal. Aguardamos a reparação do tecido gengival, geralmente por 30 a 40 dias. Depois disso, reavaliamos a necessidade ou não de alguma complementação cirúrgica, seja ela, a redução das bolsas periodontais, a correção dos defeitos ósseos com enxertos, e, em casos específicos, a correção de retrações gengivais.
Mas, um paciente que teve doença periodontal nunca mais poderá deixar de receber controle periodontal. Para nós, do Estúdio Dental, o intervalo das consultas de controle varia de caso a caso, mas geralmente, 3 meses é um intervalo adequado para os controles. Nessa consulta de controle periodontal, o periodontista sonda novamente todos os dentes, procurando áreas com sangramento à sondagem, áreas com sinais de inflamação, áreas com placa e cálculo. Reforçamos as instruções de higiene bucal e fazemos o controle de placa.
Se tiver dúvida, entre no nosso site: https://www.estudiodental.com.br