PRÓTESE TIPO PROTOCOLO
A prótese tipo protocolo é uma prótese fixa sobre implantes. Geralmente, na mandíbula são colocados 4 implantes e na maxila, 6 implantes. Mas, existe a possibilidade de colocar apenas 4 implantes na maxila, dependendo da condição óssea.
A prótese tipo protocolo tem os dentes unidos entre si, e uma base rosa que repõe a gengiva perdida. Pode ser feita imediatamente após a instalação dos implantes ou após a cicatrização destes. A prótese feita como carga imediata provavelmente irá necessitar de um reembasamento ou de substituição por uma prótese nova após um tempo.
A prótese tipo protocolo é fixa (presa por parafusos aos implantes). A higienização da mesma é feita com escovas e jatos de água. A limpeza no consultório da peça e dos componentes dos implantes é fundamental para a longevidade do tratamento.
A prótese pode ser de acrílico com estrutura metálica ou de zircônia. A prótese de acrílico pode ser reparada ou os dentes podem ser reacrilizados e a prótese de zircônia não aceita consertos. Uma prótese sobre implantes dura, em média, 5 anos.
Qual a seqüência do tratamento da Prótese Protocolo?
Etapas do plano de tratamento:
1. Exame clínico e fotografias
2. Moldagem
3. Avaliação tomográfica (tomografia feita em centro especializado)
4. Montagem dos dentes
5. Confecção de guia cirúrgica multi-funcional.
No dia da cirurgia:
1. Antissepsia extra e intra-bucal.
2. Anestesia.
3. Instalação dos implantes usando a guia cirúrgica.
4. Instalação dos mini-pilares e radiografias.
5. Instalação dos transferentes de moldagem. Suturas temporárias.
6. União dos transferentes à guia cirúrgica.
7. Moldagem.
8. Novas suturas.
9. Colocação dos protetores de mini-pilares.
10. Orientações pós-cirúrgicas e agendamento da consulta pós-cirúrgica.
No dia seguinte:
1. Prova da estrutura metálica.
2. Prova dos dentes.
No terceiro dia:
Instalação da prótese e ajuste oclusal.
Quem não pode receber implantes dentários?
Existem algumas restrições à cirurgia de implantes. As mais importantes são pacientes que estão recebendo a medicação alendronato ou similares, pacientes diabéticos descompensados, pacientes com alterações de coagulação sanguínea, É importante a conversa com seu dentista e com seu médico para avaliar o risco cirúrgico.
Uma outra restrição é a falta de osso para a colocação dos implantes. Neste caso, antes da cirurgia dos implantes, será necessária a reconstrução do osso que foi perdido. Assim, o tratamento será mais longo. Mas, as cirurgias reconstrutivas ósseas são uma realidade e existem inúmeros tipos de enxertos que podem ser utilizados.
E depois? Quais os cuidados com a prótese?
A prótese tipo protocolo sobre implantes é fixa. A higienização deve ser feita com escovas especiais e jatos de água. As consultas de limpeza são combinadas entre o dentista e o paciente. Radiografias dos implantes são feitas anualmente. Nas consultas de manutenção, a oclusão é verificada e ajustada, se necessário.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco:
contato@estudiodental.com.br