Clareamento dental
Além do aperto de mão, um sorriso amistoso é um elemento importante para criar uma boa primeira impressão. Quando voce se apresenta a uma pessoa, o seu sorriso tem um papel visual importante. Um sorriso claro passa a impressão de jovialidade, saúde, felicidade. Mas, é difícil sorrir espontaneamente se temos consciencia de termos dentes amarelados, manchados ou quebrados. Pessoas com dentes ruins evitam sorrir em público, colocam a mão na boca, diminuindo a autoconfiança. Sem um sorriso espontaneo, passam aos outros sinais não verbais de insegurança ou de falsidade. Assim, o sorriso é um bem precioso nas relações humanas, afetivas ou profissionais. De acordo com Beal Research & Training of Chicago, um sorriso bonito está associado a uma impressão de maior inteligencia, interesse e sucesso. Quando foi perguntado aos entrevistados o que consideravam que tornava um sorriso desagradável, as respostas foram dentes amarelos ou manchados, falta de dentes, dentes tortos, presença de caries e sujeira nos dentes.
Causas de escurecimento dentário
Os dentes decíduos (das crianças) sao geralmente bem branquinhos. Os dentes permanentes erupcionam com diferentes tonalidades. Com a idade, os dentes permanentes ficam mais escuros, mais amarelos ou manchados. Por isso, dentes mais brancos estão associados a juventude. Alguns fatores podem levar ao escurecimento destes dentes. As causas de dentes escuros podem ser a genética, o uso de determinados antibióticos quando criança, o uso constante de alimentos pigmentados e o fumo. O dente também pode apresentar pigmentações internas, geralmente causadas por traumatismos ou problemas endodonticos.
O clareamento dental é uma das maneiras mais seguras e economicas de melhorar o sorriso. Basicamente, o clareamento dental pode ser feito no consultorio, em casa, sob supervisao de um profissional ou em casa, com produtos vendidos em farmácia.
Clareamento no consultório
É o método preferido. Agentes clareadores são aplicados apenas sobre os dentes. As outras estruturas são protegidas. Pode ser combinado com o clareamento caseiro supervisionado, resultando em um clareamento eficiente, seguro e duradouro. Alguma sensibilidade pode surgir com o tratamento, mas o dentista pode utilizar de agentes dessensibilizantes para melhorar este quadro. Em pouco tempo, um bom resultado é alcançado e as diferenças são percebidas já na primeira sessão. Mas, só o dentista pode avaliar caso a caso e indicar o melhor método e o melhor agente clareador .
Clareamento doméstico
Alguns produtos são comercializados em farmácias para uso caseiro não supervisionado. Podem ser tiras clareadoras, géis aplicados com pincéis, pastas clareadoras e géis aplicados com moldeiras de tamanho único.