CIRURGIA DE IMPLANTES GUIADA
As cirurgias de implante evoluíram muito nos últimos anos. Com as novas tecnologias digitais, podemos incorporar ao procedimento cirúrgico recursos digitais. Assim, as cirurgias de implante ganham em previsibilidade e conforto ao paciente.
Incorporar o fluxo digital ao dia a dia clínico pode parecer complicado, caro e difícil. Mas, não é.
Como funciona a cirurgia guiada?
FLUXO DIGITAL E A CIRURGIA GUIADA
Imagine que você venha a uma consulta odontológica para planejarmos um implante.
O primeiro passo é o exame clínico. Incorporamos o escaneamento intra-oral no exame clínico. Com o escaneamento, podemos avaliar o posicionamento dos dentes, a oclusão, os espaços presentes e planejar digitalmente como iremos repor estes dentes perdidos.
2. O paciente faz um exame tomográfico. Este exame serve para vermos as estruturas ósseas com detalhes e em 3 dimensões. Uma tomografia consegue mostrar a condição dos dentes, do osso, a presença de lesões ósseas, a espessura dos tecidos moles. É um exame imprescindível para o planejamento de uma cirurgia de implantes. Esse exame é enviado para o consultório em arquivo DICOM, que são as imagens que foram adquiridas pelo tomógrafo. O tomógrafo odontológico é bem diferente do tomógrafo médico. Não se preocupe, o aparelho é aberto, você ficará em pé, o exame demora menos de 5 minutos.
3. No consultório, unimos as informações da tomografia com as imagens do escaneamento. Temos um planejamento do posicionamento dos dentes, do posicionamento dos implantes. Para isso, usamos um software de planejamento de cirurgias guiadas, o DTX Implant Studio, da Nobel Biocare. No software, fazemos a cirurgia virtual, conseguimos ver se os implantes estão em boa posição, se o osso que o paciente tem é suficiente. Conseguimos antever também a posição das coroas protéticas que serão depois parafusadas sobre esses implantes.
4. Nesse mesmo software, produzimos uma guia cirúrgica, que nos guiará no momento da instalação do implante. Essa guia tem uma anilha que serve de guia para todas as fresas do sistema de implantes e também para a instalação do implante. Essa guia cirúrgica pode ser impressa em impressora 3D ou fresada na fresadora MCXL. As duas maneiras produzem uma guia bastante precisa e de encaixe perfeito em boca.
5. Tendo a guia pronta, o procedimento cirúrgico fica bem tranquilo. Muitas vezes, nem suturas são necessárias. E o mais importante, sem surpresas no caminho. A tecnologia e os recursos digitais sendo usados para proporcionar conforto e acurácia,